O coração alegre aformoseia o rosto

Essa frase na verdade é o início de um versículo, que encontra-se em provérbios 15:13 e a segunda parte desse versículo diz: “…mas pela dor do coração, o espírito se abate.” E é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.

Essa semana fiquei assustada ao ler uma pesquisa em que o Brasil tinha alcançado o 1º lugar no ranking em depressão da América Latina, isso me deixou chocada de verdade. Eu sabia que a depressão era uma doença séria, mas não tinha o conhecimento em que nível estava no nosso país, que é considerado um país de muita alegria, de muita festa. Mas o que tem acontecido com “nossa alegria”?

Eu não vou me aprofundar muito sobre a depressão, pois não sou especialista nisso, mas se você fizer uma busca rápida no Google, encontrará muita coisa sobre esse tema, de como prevenir, de como identificar, os sintomas, como se tratar. E uns dos principais sintomas para identificar a depressão são: tristeza profunda e constante, perda de interesse para atividades do dia-a-dia, perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta, aumento ou diminuição de apetite, insônia ou excesso de sono, agitação ou lentidão, fadiga e perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada, indecisão ou capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se, pensamentos de morte recorrentes, vontade de morrer, assim como tentativa ou planejamento de suicídio. Esses são apenas os principais sintomas, mas os especialistas dizem que se você possui vários desses sintomas e eles permanecem com mais de duas semanas, você provavelmente está entrando em um processo de depressão e precisa procurar ajuda imediatamente, existem vários tipos de tratamento, não vou entrar por essa linha. E o que me espantou é que recentemente esse índice aumentou muito envolvendo jovens e esse ano mesmo, o jogo “Baleia azul” teve uma repercussão grande, em que o último desafio do jogo era cometer um suicídio, vemos casos que chegaram a concluir o jogo, se matando e muitos outros jovens entrando no jogo. A repercussão foi tanta que começaram várias investigações espalhadas pelo Brasil, mas esse jogo teve início na Russia. Até então, não temos mais informações, porém não se fala mais sobre isso, dando a entender que conseguiram colocar um fim. Mas isso chegou aos nossos adolescentes e jovens, a fase cheia de energia e alegria está sendo atacada ferozmente, o que nos alerta, precisamos ficar mais atentos.

Conversando com algumas pessoas que eu sabia que tinham passado por uma depressão profunda mas conseguiram vencer, em unânime, elas já pensaram em suicídio e a minha pergunta foi, por quê? E elas me responderam que na realidade não queriam tirar suas vidas e sim acabar com a dor, com o sofrimento. Antes, eu achava isso frescura, uma forma de egoísmo da minha parte, por eu nunca ter passado por isso, já passei por sofrimentos grandes, mas eu sempre soube lidar com os dias ruins, eu sou o tipo de pessoa, que me tranco no quarto, choro a noite toda, mas que quando acordo aquele sofrimento já foi embora. Mas existem pessoas que não são assim, e nós precisamos entender essas pessoas. Depois que essa doença chegou a pessoas próximas a mim, algo despertou e me fez mudar de pensamento. Mas como eu inciei esse Post, “o coração alegre aformoseia o rosto”, é o que está dentro que irá reproduzir fora, inclusive afetando nosso corpo, nossa vida. Então, meu alerta é, busque formas de espantar a tristeza, se apegue a Deus (Ele é a maior fonte de alegria), ouça músicas alegres, descubra algo que você ama fazer, viaje, esteja rodeado de pessoas extrovertidas, tenham pessoas de confiança para dividir suas angústias, sorria mais, apaixone-se pela vida, consulte-se com um profissional, não se isole, não tente resolver tudo sozinho, você não é super-herói. PROCURE AJUDA!

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nEle o meu coração confia, e dEle recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.”(Salmos 28:7)

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”(Romanos 15:13)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s