O melhor tempo é: AGORA!

Estamos vivendo em uma geração que gosta muito de ter várias atividades a fazer, porém, também é uma geração que deixa sempre as coisas para depois, e nos prendemos a um mal chamado PROCRASTINAÇÃO.

Procrastinar é o ato de prolongar algo que deveria ser feito agora, é quando adiamos uma situação para fazer ou quando deixamos para iniciar algo sempre depois. As palavras como depois, amanhã, próximo ano, outro dia, mais tarde, semana que vem, entre outras, fazem parte do vocabulário de uma pessoa que costuma procrastinar suas atividades, e até mesmo seus sonhos. Eu era uma pessoa assim, eu era MUITO assim (ainda preciso melhorar mais rs), eu sempre deixava as coisas para fazer depois, e como resultado, NUNCA FAZIA. Até que no ano passado, eu tive um choque de realidade no dia do meu aniversário, geralmente, eu fico muito feliz em comemorar mais um ano de vida, mas nesse ano eu fiquei muito reflexiva, pensando que eu já estava em uma idade um pouco avançada das pessoas que andam comigo e não tinha realizado muito coisa, sendo que eu planejo muito, em tudo, mas muitas coisas não saiam do papel, como planejado, porquê eu não tomava uma atitude de começar a fazer hoje, eu sempre deixava para amanhã e apareciam “outras coisas mais importantes”. Eu precisei receber esse choque de realidade para mudar algumas atitudes (Deus é especialista em fazer isso comigo). A procrastinação mata sonhadores e sabota futuros brilhantes. Existem algumas fases da procrastinação: A 1ª fase é a da falsa segurança, é quando achamos que temos bastante tempo para resolver uma situação, ou dá para entregar um projeto a tempo, fazer um exercício amanhã, estudar para prova depois, você se sente seguro em relação ao tempo e por causa disso acaba deixando para fazer depois e não faz. A 2ª fase é a da preguiça (isso é um perigo), geralmente, isso ocorre quando estamos cansados ou quando queremos apenas relaxar e adiamos mais uma vez. A 3ª fase é das desculpas, essa é a mais comum, arranjamos sempre uma desculpa para não realizar determinada tarefa naquele momento, “Ah estou ocupado agora”, “estou sem criatividade, melhor fazer depois”etc. E a 4ª fase é da negação, quando deixamos de fazer algo para evitar um desconforto, ou um desprazer para fazer algo que nos dê prazer. Todas essas fases são perigosas e precisam ser avaliadas, e hoje é o dia de mudar suas atitudes, HOJE!

Então, como diz aquele famoso ditado: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer HOJE“. Comece a fazer sua faculdade hoje, abra sua empresa hoje, faça aquela limpeza hoje, vá ao médico hoje, vá visitar aquela pessoa hoje, incie um projeto hoje, enfim, faça hoje o que você precisa fazer. E para te ajudar, vão algumas dicas: crie novos hábitos, retire toda distração, se obrigue a fazer algo (nem sempre sentiremos vontade de fazer, mas é necessário), peça ajuda a alguém se você não estiver conseguindo inciar ou terminar (mas faça), quando o alarme tocar, levante da cama (acho que essa é uma das dicas mais difíceis rsrs), não se cobre tanto, você vai evoluindo gradativamente, faça uma coisa de cada vez (você não é multifuncional), gerencie seu tempo, organize as atividades das mais urgentes para as que não sejam tanto assim, queime pontes, essa talvez seja a mais difícil, é criar situações que não te deixem voltar atrás, um exemplo, se você quer abrir uma empresa sua, peça demissão do seu emprego (foi o que eu fiz), você tira sua base de segurança e automaticamente, você é obrigado a correr atrás do seu sonho e por útltimo, COMECE AGORA!

 

“Motivação faz você começar, hábito faz você continuar.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s