O perigo da liberdade de expressão

Estamos vivendo em um tempo que a tecnologia teve um avanço enorme e com isso,a internet chegou para “facilitar” nossas vidas, trazendo praticidade, rapidez e um maior alcance. Porém, junto com essa facilidade, encontramos também alguns perigos e um dos mais sérios é a “Liberdade de expressão”.

“Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.” Esse é o conceito encontrado no Wikipédia. E com isso, as pessoas acreditam que podem falar o que quiserem, sem medir as consequências das suas palavras. O que mais vemos na internet, são pessoas se “expressando” com suas opiniões e inciando discussões desnecessárias por não concordarem com algo. É aquilo: “você é livre para se expressar, desde que eu concorde”.

As pessoas se acham no direito de ofender alguém, por apenas pensar diferente delas. Discurso de ódio não é expressão de liberdade, É CRIME! O que eu acho mais lindo, é que somos diferentes uns dos outros, graças a Deus por isso. Eu tenho amigos com pensamentos diferentes, opiniões diferentes, e até posicionamento político diferente, mas quando estamos conversando, existe algo que admiro muito neles, respeito. E isso está faltando demais hoje em dia, principalmente, na internet. Outra coisa que a liberdade de expressão tem causado muito, são falsas acusações, injúrias, difamações, calúnias, que são consideradas como CRIMES contra a honra, conforme os art. 138, 139, 140 do Código penal. As pessoas estão sem limites, e divulgam mentiras na internet que circulam como se fossem verdades, manchando a imagem da pessoa afetada. Em que muitas das vezes causam danos irreparáveis, como separações, depressão, confusões e até morte.

Como eu disse, a internet é uma invenção fantástica, mas precisamos aprender a usá-la, muitos ainda não sabem. Não acredite em tudo que você vê por aqui, principalmente, envolvendo políticos, pessoas públicas etc. Saibam filtrar o que é bom e o que não é. Pesquise, leia, procure fontes, procure provas, não compartilhe nada daquilo que você não entende, ou que não sabe se realmente é verdade. TOME MUITO CUIDADO! Você não é obrigado a concordar com tudo e com todos, mas você é obrigado, por lei, a não atacar a honra dessa pessoa porquê a opinião dela não te agradou.

Parafraseando o versículo: “Nossos dedos digitam o que nosso coração está cheio.” Analise bem o que está entrando no seu coração, na sua mente. Escolha bem como e o que tem te alimentado. Uma alimentação saudável produz uma vida saudável.

E não esqueça: Discurso de ódio não é liberdade de expressão.

É CRIMEEEEE!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s