Pra onde você está indo?

O nosso tempo atual tudo tem se tornado tão frio, e uma das coisas que tem se esfriado muito é a amizade, o companheirismo, a cumplicidade. Hoje, amigos vêm e vão, alianças são quebradas o tempo todo. É difícil você encontrar um amigo mais chegado que irmão, como a Bíblia relata. E quando você encontrar, nunca deixe-o ir embora.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que amo ficar rodeada de pessoas, tenho muita facilidade em fazer amizades, em conhecer pessoas, porém, eu posso contar em apenas uma mão aqueles amigos que posso confiar a todo tempo, mas tem uma pessoa que sei que foi um presente de Deus pra mim. E quando falo ou lembro dessa pessoa, vem logo uma história bíblica na minha cabeça que sou apaixonada, a história de Davi e Jônatas. Eu suspiro toda vez que leio essa história, pois, como foi linda essa amizade, tanto é, que Deus fez questão de eternizá-la através da Bíblia. Vou resumir bem rapidinho, Jônatas fazia parte da realeza, ele era um príncipe, filho do Rei Saul, porém, Deus não estava se agradando mais com as atitudes do Rei e queria nomear outra pessoa para ocupar o seu lugar, que não tivesse a mesma linhagem, foi assim que Davi foi escolhido por Deus para reinar. Jônatas era para ter odiado Davi, pois esse, iria tomar o seu lugar, que era seu por direito, já que era o sucessor de Saul, mas não, ele amo tanto Davi, que a Bíblia menciona em 1 Samuel 18:1-3, que Jônatas amou a Davi como à sua própria alma (UAAAAAU!!!! Que expressão forte!). A amizade de Davi e Jônatas foi tão forte que a Bíblia não diz que eles fizeram uma amizade, mas diz que eles fizeram uma aliança. Aliança, segundo a Bíblia, não se pode quebrar jamais, é um voto eterno. E mesmo com seu pai querendo matar Davi, Jônatas ficou ao lado do seu amigo, e o ajudou a escapar da maldade que seu pai planejava. Esse ato lhe custou sua própria vida, pois Jônatas morreu na mesma guerra que seu pai e seus irmãos morreram. Davi sofreu com isso, e em sinal da aliança que tinha com seu amigo, procurou o filho de Jônatas, Mefibosete, e sustentou ele, como se fosse da sua própria família.

Contei um pouquinho de uma das minhas histórias favoritas da Bíblia para chegar a um ponto. Não queria apenas falar da amizade em si, Jônatas defendeu Davi pela aliança que eles tinham, mas porque era o certo a se fazer, era justo, fazia parte dos princípios que ele carregava dentro de si . Hoje vemos muitas amizades que não acrescentam em nada as nossas vidas e nos levam, muitas das vezes a abrir mão de algum princípio, ou nos leva a fazer o que não é certo. Eu tenho uma grande preocupação quanto a isso. Por mais que você diga, que não vai pela cabeça de ninguém, eu preciso desmentir isso, como diz meu mentor (Apóstolo Brivaldo), nenhum relacionamento é neutro, nenhuma amizade é neutra, ou essa amizade te levará para mais perto de Deus ou te afastará, totalmente, da Presença. Quando eu conheci a IAF e decidi viver verdadeiramente para Jesus, uma das primeiras coisas que eu fiz, foi abrir mão de algumas amizades que me levavam a fazer coisas que não agradavam o coração do meu Pai, parei de frequentar alguns ambientes, e vou te falar, não foi nada fácil, foi uma das decisões mais duras que eu tive que tomar, quem viveu esse tempo comigo sabe como eu sofri, mas foi necessário, pois se eu tivesse continuado com as relações que eu tinha, provavelmente, não estaria aqui hoje. Não porquê sou cabeça fraca, mas automaticamente, acabamos repetindo o que as pessoas que convivem com a gente fazem, isso é inevitável. Então, se você é uma pessoa que tenta se firmar nos caminhos do Senhor, mas sempre volta para o mesmo lugar, pare agora e observe as suas amizades, eu não vou precisar falar nada, elas já te darão a resposta. Estamos vivendo o evangelho da facilidade, porque Deus me amou, então posso fazer o que eu quiser e viver como eu quiser, porque ele vai continuar me amando. Desculpa, mas eu não aceito esse evangelho, eu não posso conviver com o mal que entristece meu Amado, meu Melhor amigo. Eu não estou dizendo que você tem que entrar pra igreja e viver “bitolado” no seu mundinho e não falar com ninguém, eu estou falando de se relacionar, que são coisas totalmente diferentes. Eu tenho amigos que não são da igreja, eu sempre estarei aqui para eles, até porquê, acredito que através de mim, eles poderão conhecer Jesus da forma que eu conheci. Mas não frequento os mesmos lugares que eles, não gosto das mesmas conversas etc.

O meu alerta hoje é: cuidado com suas amizades!!! Tenho visto muitos jovens jogando suas vidas fora por causa de “amigos”, fazem coisas que desagradam o coração de Deus para parecerem “legais” e para serem aceitos por eles, sério? Você considera isso uma amizade? Pessoas que não te acrescentam nada, pessoas que só estimulam o seu lado ruim, (“Olha lá aquela recalcada”, “você tinha que ter falado umas boas verdades na cara dela”, “experimenta isso aqui, não faz mal nenhum”, “Ah! Isso não tem nada a ver, que bobeira”, “que careta viver assim”, “você soube o que fulano falou de você?”, “pega mesmo”), se você ouve essas coisas ou coisas parecidas, sinto em te informar, essas pessoas não são seus amigos. A nossa natureza é pecaminosa, e nós precisamos de alguém com quem podemos contar em um momento de fraqueza, quando não estamos bem, que possa nos trazer uma palavra do céu, alguém que estimule as coisas boas, que ressalte nossas qualidades, que nos corrija, que se alegre conosco, que esteja ao nosso lado, que possa nos fortalecer e nos fazer caminhar dia após dia em direção ao nosso alvo, que é Cristo. Se você leu tudo isso e percebeu que não tem um amigo assim, eu te digo, que tem sim, o MELHOR AMIGO, que você poderia ter, o Espírito Santo, mas peça a Deus alguém de carne e osso que seja um amigo como Jônatas foi para Davi. Um dia eu fiz isso, e Deus ouviu minhas orações. Agora, não largue a amizade com Deus por amigo nenhum, por relacionamento nenhum. Se a pessoa é seu amigo de verdade, vai querer te ver vivendo as coisas mais lindas em Deus, mesmo que não seja ao lado dela. Essa amizade sim, vale super a pena.

Lembre-se: as suas amizades sempre te levarão para algum lugar!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s