“De novo???” Busque a maturidade e a constância em sua vida.

Já falei anteriormente, em um post, que estamos vivendo em uma geração que é bombardeada de informações, coisas que a uns anos atrás, não tínhamos. Hoje é muito fácil, você ficar sabendo sobre algum assunto ou sobre alguém, é só ir no Google ou nas Redes sociais, mas o que tenho observado muito, é que esse “conhecimento” é muito superficial. Essa “era” da tecnologia nos ajuda em muita coisa, mas está tirando nossa capacidade de pensar. E junto com isso, acabamos tomando atitudes e decisões precipitadas, impensadas.

Olho para muitos jovens hoje e vejo como está faltando maturidade e constância em suas vidas. Eu já fui adolescente, já tive essa fase, e uma coisa que eu falo muito com o pessoal da minha célula, é que eu queria muito ter tido a oportunidade de aprender com o erro dos outros e não com os meus. Eu, Monique, tive que errar muito na vida, para amadurecer e aprender muita coisa, inclusive a viver uma vida constante com Deus. Mas, existem muitos jovens que têm essa oportunidade, de não precisar viver aquilo, de apenas seguir conselhos e dar certo na vida. Quando vou conversar com alguém para aconselhar, geralmente, conto algo da minha vida que tenha a ver com o assunto, pois quero mostrar para essa pessoa que eu quebrei a cara tomando aquela atitude, ou indo por aquele caminho, ou me relacionando com aquele tipo de pessoa. Se os adolescentes e jovens, de hoje em dia, ouvissem os mais velhos, garanto, que evitariam muitas desilusões, muitas feridas desnecessárias.

Para continuar, vou tentar explicar, com minhas próprias palavras, o significado das palavras “maturidade” e “constância“. No meu ponto de vista, maturidade seria quando você evolui a sua mentalidade, as suas atitudes, geralmente, dizemos que uma pessoa é madura, quando chega na fase adulta, quando deixa de fazer coisas de crianças, essa pessoa está se desenvolvendo. E constância, seria algo que você faz sempre, em que você não desiste de fazer, em que você insiste, persiste. Com isso, vamos voltar ao assunto.

Tenho reparado uma juventude muito imatura, mesmo já tendo uma idade mais avançada, até porquê, maturidade não tem nada a ver com a idade e sim com a mentalidade. E também, uma onda de inconstância muito grande. Jovens que se ferem com qualquer coisa, que não aceitam serem confrontados, que ficam irritadinhos quando as coisas não saem como desejavam, e com isso param, com isso desistem, largam tudo que conquistaram, é a famosa “geração mimimi”, tudo é motivo para questionar. Eu era uma pessoa muito inconstante, principalmente, com a presença de Deus e os meus sonhos. Sabe quando alguém te fere e você quer sair da igreja??? Eu mudei de igreja 2 vezes por causa disso. O que as pessoas faziam comigo era muito mais forte do que a presença de Deus, pois quando você, realmente, quer Deus acima de qualquer coisa, independente de fulano ou sicrano, você vai permanecer firme. Precisamos de uma geração de jovens mais resistentes, que aguentem as tempestades da vida e que não saiam correndo, no primeiro vendaval. Observo muito isso, até mesmo dentro das igrejas, jovens que se convertem, e ficam naquela paixão, mas como não teve uma profundidade verdadeira, com o passar do tempo, esfria, e volta a praticar as mesmas coisas do passado, que ferem a Santidade de Deus. Diferente de pular etapas, precisamos buscar uma maturidade mais profunda, em que nos colocamos como protagonistas e não como “vítimas”. Se tem uma coisa que me irrita demais, são pessoas que ficam se vitimizando, como se as coisas ruins só acontecessem com ela, e os outros nunca passaram por situações parecidas para entender, fazem do seu problema o pior do mundo. Quando eu fico triste com alguma situação, tenho o costume de olhar para o lado em vez de olhar para o meu próprio umbigo, e percebo que existem pessoas com problemas maiores, que os meus são “fichinhas” e que podem ser resolvidos, se aquela pessoa com problemas maiores, consegue resolver “de boa”. Dessa forma, eu espanto a tristeza rapidinho. A Bíblia é recheada de conselhos para jovens, para que se fortaleçam, suportem, vençam, ouçam os conselhos, exatamente, porquê nessa fase nossas fraquezas, geralmente, sobressaem, e para vencer precisamos de força, o que não vem dos nossos próprios braços, mas vem do Senhor e das pessoas que Ele coloca em nossas vidas para nos direcionar. Porém, existem muitos jovens, que mesmo, tendo muito conselhos, preferem seguir pelo caminho errado, e uma coisa posso te garantir, você vai colher as consequências de suas escolhas, sejam elas boas ou ruins. Uma coisa que nunca vai falhar é a lei da colheita.

Mas isso serve, não somente para jovens que estão na igreja e passam por tentações, e sim também, para jovens que desistem fácil de um sonho, quando as coisas começam a apertar, começam a dificultar. Sejam fortes, cresçam, estejam em constante desenvolvimento e aprendizagem e você vai chegar onde um dia disseram que você não chegaria.

“Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará julgamento.” (Eclesiastes 11:9)

Anúncios

2 comentários em ““De novo???” Busque a maturidade e a constância em sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s