O que você tem feito com seu tempo?

O tempo é a coisa mais preciosa que você tem, e se não for utilizado da maneira sábia, ele, simplesmente passa. Eu não dava muito valor a isso, usava meu tempo de qualquer forma, e muitas das vezes gastando com coisas fúteis. E hoje, vejo muitas, mas muitas pessoas mesmo, fazendo exatamente assim. Então resolvi falar sobre isso.

Cada dia em que acordamos ganhamos de presente 24hs, e às vezes parece ser tão pouco, mas na verdade, é o essencial para você fazer tudo que tem para fazer naquele dia. Como eu já disse, eu não tinha muito a preocupação com o tempo, até que eu percebi que ele estava passando bem depressa e eu não estava fazendo aquilo que eu, realmente, tinha que fazer. Comecei a planejar melhor o meu dia, tirei aquelas horas que eu gastava nas redes sociais e assistindo Netflix, e coloquei atividades que me dariam algum retorno, que acrescentariam algo de valor em mim. Não é que não faço mais nada disso, ainda faço, entro nas minhas redes sociais todos os dias, porém agora, eu tenho limites, não fico muito tempo, na verdade, nem tenho muita paciência mais, as pessoas até reclamam, que eu demoro a responder. Mas agora eu aprendi administrar meu tempo e meu dia se tornou mais produtivo, e até sobram algumas horas “vagas”. Então, vou indicar alguns hábitos que estão fazendo muito resultado na minha vida:

    1. Acorde cedo

Se você só acorda tarde, você já perde uma boa parte do seu dia. Eu era experiente nisso, amava acordar depois das 10:00, eu trabalhava no turno da tarde, então, facilitava a minha vida nesse quesito. Desde o meado do ano passado, comecei a trabalhar em casa, e no início, aproveitei e fazia o que eu mais amava, dormir rsrs. E nunca tive problemas com isso, porquê meu marido também tinha o costume de acordar mais tarde do que eu ainda. Mas comecei a organizar minha vida, já que queria um nível diferente, já que queria alcançar resultados maiores, e fui diminuindo aos poucos, até que hoje eu acordo 6:30 da manhã e meu dia começa bem mais cedo, o que me dá a possibilidade de fazer muito mais coisas. Hoje consigo fazer meu devocional, me exercitar, tomar um bom café da manhã, estudar, me dedicar ao Blog, realizar as atividades domésticas, entrar nas redes sociais, dar tempo ao meu marido, me dedicar as coisas da igreja, entre outras coisas que são mais íntimas. Não dê mais desculpas, você consegue sim, basta mudar alguns hábitos e nada melhor do que começar acordando mais cedo.

2. Não durma tão tarde

Essa foi a mais difícil, pois eu saio bem tarde da igreja, até chegar em casa e organizar as coisas, eu ia dormir depois das 2:00, todo dia. Eu tenho ficado menos tempo na rua e tento sempre deixar tudo pronto para quando eu chegar não precisar fazer nada, apenas me preparar para dormir. Outra coisa que estou fazendo que está me ajudando muito, é ler a noite, sim, em vez de ficar com a cara no celular ou no computador, que eu fazia muiiiiiiiiiiiiiiito, escolha um bom livro para ler a noite ou até mesmo a Bíblia, você começa a preparar seu subconsciente, e ele começa a entender que já está na hora “de dizer tchau“. Outra coisa, é evitar de comer muito tarde, principalmente, se for comida pesada, isso dificulta a você pegar no sono. E como foi difícil largar esse hábito delicioso rsrs, de vez em quando tenho umas recaídas.

3. Planeje o seu dia

De preferência, pelo menos um dia antes, não deixe para planejar quando você acordar, pois não dará tempo e você poderá esquecer algo importante. Então, faça sempre um planejamento de tudo que você precisa realizar no decorrer do dia, em ordem de prioridades e quando você acordar já estará na sua mente por onde começar, e tudo fica mais produtivo. Anote, tenha um quadro de avisos, se necessário, coloque as atividades no celular como alarme, não sei como vai fazer, mas é importante que fique a mostra o seu planejamento, que você tenha contato logo assim que acordar.

4. Cuide da sua alimentação

Você deve ter se perguntado, o que isso tem a ver? Mas a qualidade da nossa alimentação determina muito como será nossa disposição durante o dia. Isso eu comecei a fazer pouco tempo e tenho visto muito resultado, não só em questão de me sentir melhor esteticamente, mas também, me sinto mais disposta, e isso é verdade mesmo. Não faço essas dietas malucas, mas estou começando a reeducar e colocar mais cores na minha alimentação. E com o tempo você acaba acostumando.

5. Separe um momento para se exercitar

Como a alimentação, o exercício físico dá outro ritmo a vida, isso é uma fala de alguém que era super sedentária, vai por mim. Eu aconselharia fazer na parte da manhã, umas das primeiras coisas, claro, depois de falar com Deus. Mas se você não conseguir de jeito nenhum, faça no finalzinho da tarde, isso ajuda muito também, o seu corpo relaxar, e se você tem tempo de sobra, faça nos dois horários rsrs. Não precisa ser exercício, necessariamente pesado, uma simples caminhada já dá um bom resultado. Como eu queria algo a mais, além da caminhada, eu faço alguns exercícios em casa mesmo. Mas aconselho a não ficar sem fazer exercício nenhum, e não vem com a desculpa de que não tem tempo, porquê tudo é questão de prioridade, basta você se organizar.

6. Largue as futilidades

Estamos vivendo em um tempo que as pessoas gastam inúmeras horas com coisas que não acrescentam em nada, como Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, Youtube, Netflix etc, eu gosto muito de tudo que eu mencionei, porém eu gastava tempo demais nessas coisas e estava apenas jogando meu tempo fora, são ferramentas muito boas usadas da forma correta. É claro, que às vezes, precisamos de algo para nos distrair, não somos robôs, mas isso não pode virar rotina. Esse é o perigo. Agora, quando estou nessas redes sociais, principalmente, o Youtube, procuro canais ou coisas que irão acrescentar algo na minha vida, em que irão me ensinar algo que agreguem algum valor. Faça como você achar melhor, estipule um tempo que será gasto com essas coisas, ou com outras que sejam fúteis. Já falei isso em um Post anterior, mas nossa juventude não tem muita profundidade e eu fico mais triste ainda quando vejo isso no meio cristão, não é porquê vivemos para Deus que precisamos ficar idiotizados, pelo contrário, Deus é o dono da sabedoria e nós como seus filhos, fomos criados para sermos sábios. Use a tecnologia a seu favor, use com inteligência. Eu custei para aprender isso, mas depois que comecei a colocar em prática na minha vida, consegui me dedicar muito mais em outras coisas que são essenciais e sem contar o aprendizado, que é muito mais amplo.

7. Aprenda sobre investimentos

Sério, isso nos faz ganhar mais tempo para fazer o que queremos, como viajar, ter uma liberdade financiera melhor. Eu estou estudando muito sobre isso, já até indiquei o canal da Natália Arcuri aqui, mas têm outros, existem livros muito bons que falam sobre isso. Quando você começar a investir, fará com que seu dinheiro trabalhe para você e não o contrário. E para que isso aconteça você precisa fazer algo que é muito difícil, principalmente para as mulheres, economizar. Genteeeee, como esse negócio é difícil, estou no processo ainda, mas posso dizer que melhorei 70%. E isso faz uma grande diferença na qualidade do nosso tempo.

8. Descubra seu propósito

Eu perdi muito tempo na minha vida, fazendo o que não fui criada para fazer, e vejo muitas pessoas desperdiçando seu tempo e sua energia com isso. Coisas que outras pessoas podem fazer no seu lugar, não é o seu propósito. Então, delegue funções e faça apenas aquilo que você nasceu para fazer. Descubra o quanto antes qual é o seu propósito, qual o seu desígnio e use seu tempo, exclusivamente, para isso. Você evitará o famoso estresse e ganhará mais anos de vida rsrs. Sem contar que estará cumprindo o seu propósito. Faço algo que só você pode fazer, deixe o seu legado para outras pessoas.

Essas foram algumas dicas que comecei a colocar em prática na minha vida, é claro que irão acontecer alguns imprevistos, que nem todos os dias sairão como planejados, mas você conseguirá se organizar melhor e até sair de uma situação que não foi prevista. Você conseguirá se organizar no dia seguinte, caso não consiga realizar alguma coisa. Essas foram algumas coisas que eu aprendi meio que na “marra”. Eu era bem desorganizada, muito desorganizada com meu tempo e nunca tinha tempo para nada e isso me ajudou muito. Eu ainda tenho muito a aprender, então, se você tiver outros hábitos que te ajudaram muito a se organizar, compartilhe comigo, pode ser por aqui mesmo, ou pelas redes sociais. Estamos aqui para crescermos juntos, um ajudando o outro.

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s